top of page
Buscar
Foto do escritorBesouroCriollo

Para um bom observador, a fartura é vasta

Nas andanças do Besouro Criollo, saímos para coletar Bambu na mata, queríamos aproveitar a ausência de chuva, a maré seca e a lunação que favoreciam uma melhor colheita, no caminho nos deparamos com uma árvore de Guarapuvu (schizolobium parahyba) carregada fartamente de sementes, paramos para fazer uma coleta do chão e conseguimos sem esforços mais de 50 sementes, que além do plantio de novas mudas, utilizaremos para a cura de males como a febre infantil, elaboramos um colar simples com a semente, envolto com um fio de algodão, quando bate o febrão, a semente puxa este calor para ela, é possível notar após a febre que a semente "pipocou", mas claro que essa ação não é sentida por quem utiliza. Seguindo o caminho em busca do bambuzal, poucos metros rodados e encontramos uma árvore de Goiabeira (psidium guajava) caída, com o tronco quebrado em sua base, beirando a estrada, não teve jeito, o Bambu ficou para a próxima, o Besouro móvel voltou do passeio nutrido de galhos e troncos pesadíssimos de goiabeira e sementes que logo vão liberar sua energia para ser árvore.


Vocês também gostam de coletar "coisas" por ai? É surpreendente a quantidade de materiais com potencial construtivo, plantas comestíveis e medicinais, dispostas pelo nosso caminho, esperando por olhares curiosos e uma mente criativa, e na grande maioria das vezes, combinemos, passamos de cabeça baixa por essas possibilidades, nem se quer nos alegramos com sua exuberante e perfeita beleza, como a copa de Guarapuvu, que ano a ano caduca por inteiro e refloresce amarelando as paisagens.


Mas vou te contar um segredo, ainda há tempo...


Até a próxima





12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O espaço é pequeno, mas o coração é de mãe!

Este é o quarto de três pessoas, ou melhor, duas pessoas e meia. Quando passamos a viver neste quarto, a pergunta mais comum e curiosa...

Comments


bottom of page